domingo, 28 de janeiro de 2018

Ardil 22 - Resenha (Desafio de Leitura de Rory Gilmore)

Boa noite, pessoal, tudo bem com vocês?
Hoje eu vou falar de um livro! Para variar um pouquinho haha
Vou comentar com vocês a respeito do que eu achei do Ardil 22 (em inglês Catch-22) de Joseph Heller.

A princípio eu nunca tinha ouvido falar do livro ou do o autor dele, mas fiquei com vontade de ler porque era um dos livros que constava na lista de livros da Rory. Bem, nós já falamos de Gilmore Girls aqui no blog e quem conhece sabe que Rory Gilmore é uma leitora voraz. Alguns fãs fizeram a lista de livros que ela lê durante toda a série e, como era de se esperar, é uma lista enorme, constando 339 livros (socorro). Tem até o desafio da Rory (The Rory Gilmore Reading Challenge) para os entusiastas que ousarem tentar ler os livros da lista. Não sei ao certo o que me fez escolher o Ardil 22 entre tantos livros, mas eu não me arrependo de maneira alguma.
O romance é hilário, o que parece algo estranho a se dizer já que o livro se ambienta na Segunda Guerra mundial, mas é realmente a primeira coisa que me vem a cabeça. Yossarian, o personagem principal, é um piloto de avião que detesta a guerra e tenta a todo custo arrumar um modo de voltar da Itália aos  Estados Unidos. Ele e seus companheiros me fizeram rir alto ao longo de todo o romance.
Uma coisa que me chamou atenção foi o fato de o romance ter tantos personagens, eu terminei o livro sem saber ao certo quem era quem, mas todos os personagens são cômicos e tem pelo menos um capítulo dedicado a ele.
Apesar de todo o tom de humor do livro, ele também tem o seu lado obscuro. Como eles estão em meio a guerra, são narradas passagens um tanto chocantes e o autor também tenta chamar a atenção para a injustiça que assombra a sociedade, principalmente os mais desprovidos de condição.
Penso que a intenção do autor era mostrar a opinião dele de quanto a guerra é uma imbecilidade do ser humano e dos horrores pelo que passam os que tomam parte nela, seja como soldados quanto como civis. Recomendo esse livro, porque trata de coisas sérias, mesmo sendo um livro tão fácil de ler devido ao senso de humor do autor. É realmente uma obra-prima.
Espero que tenham gostado, leiam o livro e comentem o que acharam!
Beijinhos :*
Sara


Imagens do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário