domingo, 9 de abril de 2017

Especial Páscoa

Resultado de imagem para pascoaOlá, pessoal,
Hoje a postagem vai ser um pouquinho longa e diferente. Fiquei horas pensado no que fazer para esse especial de páscoa. Então tive a ideia de juntar dois estilos de postagem: S.O.S Dicas e D.I.Y. Espero que gostem, foi delicioso escrever.
O que mais ouvimos nesses últimos tempos é que o país está em crise, que ninguém tem dinheiro. E no meio de todos esses problemas temos datas especiais, que sentimos a necessidade de dar algo para quem é importante. A páscoa é uma dessas datas, claro que não é obrigatório a ninguém comemorar e tal, mas acho super válido usar essa data para demonstrar o seu carinho dando um presente ou uma lembrança para as pessoas que estão sempre ali do seu lado. Então para essa data resolvi trazer para vocês ideias de como presentear tal pessoas.
           
Repararam quanto está um ovo de Páscoa esse ano? Da até vontade de chorar de ver aquelas coisas bonitinhas, com tão poucas gramas de chocolate e num preço tão alto. Já tem uns anos que a minha solução para o preço dos ovos são as barras de chocolate, pois elas são bem mais baratas e vem bem mais chocolate, se você parar para pensar. E o mesmo se aplica as caixas de bombons, que são mais em contar que um ovo. Outra vantagem desses dois exemplos é que são diferentes sabores.
Resultado de imagem para ovos caseiros
            O lado meio negativo disso é que esse tipo de chocolate temos o ano todo, já ovos de páscoa só tem nessas datas kkk. Para você poder solucionar esse problema tem os ovos caseiros (as vezes são até melhores kkk). Eles variam de todos os tipos e preços, e com uma pesquisa básica você pode encontrar algo que caiba no seu orçamento. Esse mercado cresceu bastante nos últimos anos, então não é tão difícil achar quem venda, ainda mais com o apoio das redes sociais.
Resultado de imagem para ovos caseiros            Outra dica é fazer você mesmo, dá mais trabalho, porém tem dois fatores que talvez torne essa opção mais agradável. Primeiro é que fica mais em conta fazer em casa e segundo é que quando você presentear a pessoa vai ficar mais feliz por você ter feito com as próprias mão para ela. Em um mundo cada vez mais industrializado é cada vez mais raro as pessoas fazerem as coisas com as próprias mãos e acho que isso acaba com personalidade dos presentes. E nessa vibe de fazer você mesmo também é muito legal fazer um cartão para a pessoa, e se quiser acrescente bombons (se de faça você mesmo kkkk). Garanto que a pessoa que receber qualquer um desses vai ficar muito feliz por você ter parado e gastado seu tempo para fazer algo pensado para ela.
            Já que estou falando de fazer você mesmo, vou mostrar para vocês como eu faço passo a passo um ovo de páscoa.
           
Ingredientes:

·  1 kg de chocolate ao leite, ou meio amargo, ou blend (Indico as marcas: Garoto, Nestle ou Mavalério – Essas são as que acho mais gostosas)
Eu fiz com essas barras
·    Formas para ovos no tamanho de sua preferência
Essa foi a q escolhi para faze.
 Mas Já fiz de todos os tamanhos

Modo de preparo:

1.   
Derreta o chocolate;
Eu conheço duas maneiras:
Ø  Derreter por banho-maria. Coloque uma vasilha como pedaços do chocolate dentro de uma vasilha com água quente (a água não pode ferver) e vai mexendo o chocolate ele vai derretendo.
Ø  Derreter no micro-ondas (é a que eu faço kkk). Eu geralmente sigo as instruções que vem atrás das embalagens. Vou colocando 1 min e mexendo até que todo o chocolate esteja derretido.
2.    Tempere o chocolate; (O que é isso?? Kkk é basicamente esfriar o chocolate na temperatura ambiente ou na temperatura que a embalagem indique. Preciso de termômetro pra isso? Eu não uso kkk uso a técnica que apreendi com a minha mãe de colocar um pouco do chocolate nos lábios e sentir se ele está frio ou não.)
Eu conheço três maneiras:
Ø  Colocando mais pedaços de chocolate. Você derrete apenas metade da barra ou o tanto que você vai fazer e vai colocando o restante dos pedaços e derretendo ele apenas com o calor do chocolate derretido. Isso vai fazer com que o chocolate quente atinja a temperatura ideal.
Ø  Banho-maria invertido. A mesma ideia do banho-maria só que em vez de água quente coloque agua gelada na vasilha. Eu coloco até gelo para agua ficar bem gelada e dar o choque térmico no chocolate. Va mexendo até atingir a temperatura ideal.
Ø  Usar uma superfície de mármore. Essa eu nunca fiz, mas já me falaram que funciona. Você despeja todo o chocolate derretido no mármore e mexe com uma espátula de plástico até que ele atinja a temperatura ideal, depois coloque de volta em uma vasilha (para mim isso faz muita sujeira kkk).
3.    Coloque o chocolate na forma. Distribua ele por toda a forma com uma colher, para que todos os lugares tenham chocolate sugiro ir mexendo a forma ate estar toda coberta. Depois de pequenas patidas no fundo da forma para que não tenha bolhas na camada. 
4.    Vire a forma para que todos os lugares fiquem preenchidos de chocolate e para tirar o excesso
5.    Leve pare gelar virado sobre papel manteiga. Certa de 5 min ou até endurecer o suficiente. Recomendo fazer mais umas duas camadas de chocolate para não ficar muito fina. Toda vez que acrescentar uma camada deixe endurecer o suficiente para colocar outra camada.




6.   Depois da última camada deixe na geladeira até endurecer. A embalagem vai ficar meio esbranquiçada. 

7.    Desforme das formas. Antes de desenformar e bom limpar as laterais da forma onde o chocolate escorreu. Espere uns 15 minutos e embrulhe. Caso esteja em um dia muito quente e o ovo “sue” deixe para embalar em horário menos quentes ou quando ele estiver completamente seco.
8.  Quando eles estiverem secos cubra-os com papel chumbo ( é o mais indicado, mas pode ser papel alumínio) e por fim só cobrir com a embalagem de sua preferencia. Nos meus eu resolvi colocar bis dentro deles para acrescentar. Pode colocar o que quiser ou deixar sem nada, vai do seu gosto. 


 
E fim... kkkk Não é tão difícil mas tem que ter um pouco de paciência.
Espero que tenham gostado. Comentem o que acharam e seu deu tudo certo 😋😉 .
Bjinhos,
Luh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário