sexta-feira, 30 de junho de 2017

Lion - Uma jornada para casa

Oi, gente, tudo bem?
Hoje eu vim falar de um dos filmes premiados pelo Oscar que foram disponibilizados na Netflix nesses últimos meses: Lion - Uma jornada para casa.
A primeira coisa que você deve ter em mente ao assistir esse filme, é que você não o está assistindo pelo enredo e, sim, por outros aspectos mais sutis que veremos melhor ao longo deste post.
O filme acontece de maneira bem lenta, mas esse ritmo tem dois motivos, ao meu ver: o fato de o enredo ser muito simples e curto; e o desejo do diretor de mostrar uma parte da realidade da Índia.
Dessa forma, você deve ver esse filme prestando atenção nos aspectos a seguir:
A primeira parte do filme: 
Se você, como eu, viu o trailer antes de ver o filme e achou que a história se passaria no início com a história de Saroo (personagem principal) na Índia e dez minutos depois com Dev Patel (Saroo adulto) tentando encontrar a família, se enganou. Toda a primeira metade do filme se passa na Índia, com Saroo quando pequeno. Sendo assim, a primeira coisa que temos a oportunidade de observar no filme é a realidade que as crianças indianas podem passar: perda e tráfico de crianças. Podemos ver também a pobreza que existe na Índia e as condições em que muitas famílias pobres, como a de Saroo, vivem.
A segunda coisa é a luta que ele tem com ele mesmo, já no futuro, para não contar a sua mãe que ele está procurando sua família biológica e também os motivos que a mãe adotiva dele tem para adotar crianças indianas.
Google Earth  
Depois de muito tempo procurando, Saroo finalmente consegue encontrar o lugar de onde veio com a ajuda do Google Earth. Achei muito interessante para notar como a tecnologia é de grande ajuda hoje em dia.
É um filme extremamente lindo e emocionante. Vejam e compartilhem o que acharam (:

Um comentário:

  1. Gostei do filme, mas o filme se tornou desgostoso em consequência disto. Na verdade, a direção de Davis é suficientemente calibrada para manter o equilíbrio do tom da dramatização, sem tornar “Lion” algo sensacionalista ou exagerado a ponto de cair em uma representação desproporcional. É interessante ver um filme que está baseado em fatos reais, acho que os filmes baseados em fatos reais são as melhores historias, porque não necessita da ficção para fazer uma boa produção. Também gostei muito de Dunkirk, não conhecia a história e realmente gostei. Parece surpreendente que esta história tenha sido real, considero que outro fator que fez deste um grande filme foi a atuação do ator Tom Hardy, seu talento é impressionante.

    ResponderExcluir