sexta-feira, 30 de setembro de 2016

"Onde há ruína, há a esperança de um tesouro" - The Get Down

Oi, pessoal!
Assim que eu comecei a ouvir dizer que The Get Down, a nova série da Netflix, era boa eu corri lá para assistir e vir contar o que eu achei para vocês. Preparados? Vamos lá!

      The Det Down tem como plano de fundo o Bronx, um distrito da cidade de Nova York, que assim como outros distritos, no ano de 1977 encontra-se em um estado de abandono e negligência política, tornando-se perigoso e lugar de muitos problemas sociais. 
     A imagem do Bronx que reproduziram na série é algo realmente surpreendente, para quem está acostumado com as partes da cidade de Nova York que geralmente aparecem nos filmes. A violência, as drogas, a rivalidade de gangues etc. contribuem para o estado de decadência em que se encontra o distrito, que possui também uma grande cultura de pichação e grafite, vista pelos políticos como símbolo de delinquência. 
     Com esse plano de fundo, desenrola-se a trama principal, que concentra-se principalmente em dois personagens: Mylene Cruz e Ezekiel "Zeke" Figuero. Além de os dois serem amigos, eles também terão algo a mais em comum em suas vidas: a música. A música tem um papel fundamental na série e é um dos grandes temas da trama, além do ar de denúncia social que ela carrega. 
     Mylene possui um enorme talento quando se tratando de cantar e seu grande sonho é ser uma estrela do Disco, estilo de música majoritariamente predominante nos anos 60 e 70 (assim como hoje temos o pop) e deixar para trás a sua vida no Bronx. O principal empecilho para que esse sonho se torne realidade é o fato de o pai de Mylene ser um pastor extremamente conservador e acreditar que o dom dela deva ser usado apenas para louvar a Deus e não para cantar músicas, consideradas por ele, blasfemas. Ela tem grandes conflitos com seu pai até que finalmente, através de seu "tío", vê uma chance de seu alcançar seu sonho.
     Zeke, o outro personagem principal, toca piano na igreja do pai de Mylene e é apaixonado por ela. Ele também possui um grande talento, que sua professora logo percebe quando lê um de seus poemas e, sabendo que ele é um menino inteligente, tenta convencê-lo de que ele pode ser mais do que aquilo que se constata dos jovens ao seu redor. Ela o encoraja a aproveitar a chance, o dom que ele possui para que ele deixe a vida do Bronx e seja a pessoa que ele tem o potencial de ser. Mas isso prova ser uma verdadeira  luta para o personagem, que não consegue se ver longe de suas raízes, e oscila entre escolher uma vida melhor e deixar o lugar em que ele cresceu para trás ou permanecer ali. 
     Enquanto isso, ele conhece Shaolin Fantastic (ou simplesmente "Shao"), um rapaz que o introduz ao "The Get Down", uma espécie de festa secreta do Bronx, dominada por DJs. Zeke começa a incorporar os poemas que escreve às músicas mixadas e, de repente, se vê um compositor , transformando seus  poemas em versos de rap. Juntos, Zeke, Shao e seus amigos Ra-Ra, Boo-boo e Dizzee, formam o grupo de Hip-Hop Fantastic For Plus One e tentam entrar no mundo da música, provando que merecm estar ali, enquanto Shao se esforça para aprender as técninas de um verdadeiro DJ. 


     Durante a jornada desses personagens temos contato também com vida no Bronx, um mundo violento de roubos, drogas, assassinatos e muitas situações díficeis que são passadas, que nos fazem refletir até onde se deve ir para conseguir dinheiro. Em meio a tudo isso, porém, também temos a oportunidade de testemunhar a esperança tomando forma através de sonhos, e o companheirismo e a lealdade que podemos enxergar nos meninos.
     Um outro elemento muito importante da cultura do Bronx naquela época era a presença muito forte do grafite e da pichação. Como já dito, eles são tratados como um símbolo de delinquência e desolação pelos políticos, mas podemos ver por meio de alguns personagens como o Dizzee, que aquilo é uma cultura, uma forma de arte e também de esperança e orgulho para vários dos jovens da região.
     Outros assuntos interessantes são tratados ao longo da série como a luta do "tío" de Mylene pela melhoria de seu distrito, forçando-o a fazer alianças com políticos que enxergam os próprios habitantes daquele distrito com desprezo e, aquela cultura, como uma cultura a ser eliminada para ser transformada em um distrito "ideal". A série critica também outra realidade que é a dureza do negócio da música, assim como a aposta e o abuso de drogas ilícitas que esse tipo de negócio geralmente envolve.
     Indico então, galerinha, essa série para vocês assistirem. Mais uma vez propagando outras culturas e dessa vez também um pouco de história, para conhecer um pouquinho da Black Culture nos Estados Unidos e da realidade vivida naquela década na Cidade de Nova York, que foi algo que me surpreendeu muito. Também indico para vermos em meio à desolação, a esperança e os sonhos que existem também entre os que vivem realidades, às vezes, muito mais difíceis que as nossas.

     The Get Down com uma trilha sonora incrível, contendo tanto Hip-Hop quanto Disco, com músicas verdadeiramente muito boas. Vale muito a pena assistir!


Elenco:

Justice Smith como Ezekiel "Zeke" Figuero
Herizen Guardiola como Mylene Cruz
Shameik Moore como Shaolin "Shao" Fantastic
Skylan Brooks como Ra-Ra Kipling
Jaden Smith como Dizzee Kipling
Tremaine Brown Jr. como Boo-Boo Kipling

 Segue o trailer abaixo para vocêe ficarem morrendo de vontade de ver:




Assistam e deixem aqui o comentário do que acharam :*

xx,
Sara.
_______________________________________________________________________
Imagens do Google.
Vídeo do Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário